domingo, 25 de maio de 2008

Instruções para a prova do dia 27/05/08

Olá, pessoal!
A nossa prova está próxima! Vocês deverão produzir um conto fantástico. Lembrem-se de tudo que foi trabalhado sobre o conto, especialmente as características do conto fantástico. Logo abaixo, vocês têm mais dicas sobre tal gênero, não deixe de ler o material.
Agora, vejam um pequeno trecho de um texto de J.J.Veiga que nos serve como exemplo para avaliarmos as características do conto fantástico:

Muros muros Muro
Sem tio Baltazar a companhia deixou de existir para nós. meu pai continuava trabalhando lá, mas nem eu nem mamãe esperávamos que fosse por muito tempo. Logo nos primeiros dias do golpe, muita gente ligada a tio Baltazar foi demitida em duas ou três penadas, e não havia motivo para meu pai ser poupado. Com certeza a demora era porque os novos chefes estavam futucando a ficha dele para ver se rendia algum castigo a mais, demissão só podia ser pouco para o cunhado do chefe antigo. Os dias de meu pai estavam contados, só ele não via.
[...]
De repente os muros, esses muros, Da noite para o dia eles brotaram assim, retos, curvos, quebrados, descendo , subindo, dividindo as ruas ao meio conforme o traçado, separando amigos, tapando vistas, escurecendo, abafando. Até hoje não sabemos se eles foram construídos aí mesmo nos lugares ou trazidos de longe já prontos e fincados aí. no princípio quebrávamos a cabeça para achar o caminho de uma rua à rua seguinte, e pensávamos que não íamos nos acostumar, hoje podemos transitar por toda parte até de olhos fechados, como se os muros não existissem.
com tanto muro para encarar quando estávamos parados e rodear quando tínhamos de andar, a vida estava ficando cada dia mais difícil para todos, mas aqui em casa até que ainda não podíamos nos queixar. Além de não ser dispensado, meu pai ainda foi promovido a fiscal não sei de que, e parecia tão feliz como nos primeiros tempos da Companhia.
(J.J.Veiga. Sombras de reis barbudos.17.ed.rio de Janeiro; Bertrand Brasil,1989, p.25 e 27)
Ao fazer a sua prova verifique se seu conto apresenta características essenciais dos contos em geral: se é uma narrativa ficcional curta; se apresenta poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos; se o enredo está estruturado em apresentação, complicação e desfecho (ou subvertendo intencionalmente essa estrutura) Além disso, verifique se ele introduz acontecimentos estranhos ou sobrenaturais, que põem em xeque a divisão entre o lógico e o absurdo ou entre o real e o ficcional, e se a linguagem está de acordo com o perfil do narrador e das personagens.

Nenhum comentário: